segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lázarus

Literatura Brasileira
                                                                             
Livro: Lázarus
Autora: Georgette Silen
Editora: Novo século

                Mistérios, romances, alta tecnologia, sangue e morte passam a cercar a vida de Laura Vargas, museóloga brasileira, após ela aceitar um surpreendente e inesperado convite para assumir o cargo de curadora de arte no The City Museum of Art and Gallery, em Bristol, sudoeste da Inglaterra, a cidade natal da família do seu pai. Disposta a começar uma nova vida ao lado da filha adolescente, Cinthia, Laura se surpreende ao descobrir que nem todos são aquilo que aparentam ser e que a eternidade é muito mais do que um conceito, ou uma simples palavra, quando ela encontra o Lázarus e recebe dele o seu “dom”. Agora, Laura precisa fugir dos seus perseguidores, interessados em obter a “cura” milagrosa para todos os males, o dom ofertado pela misteriosa criatura lendária, e que se concentra em seu sangue.
               
                Nas primeiras páginas achei a narrativa dura demais, os diálogos engessados. Porém, após avançar um pouco e começar a mergulhar na história eu já estava totalmente envolvida com Laura. Compreendi a necessidade da formalidade nos diálogos, por se tratar de uma família Inglesa; a aparente e enganosa frieza se fazia necessária. Laura é uma mulher forte, decidida e encantadora e vive em um mundo onde o excesso de formalidade é imprescindível.
                Pude notar a ampla pesquisa realizada pela autora, Georgette, que consegue fazer com que o leitor esteja mesmo em Bristol. A intimidade dela com a cidade e com o dia a dia do museu é tanta que me pergunto se Georgette não esteve mesmo em todos aqueles lugares.
                A autora passeia livremente entre os personagens, sempre narrando na primeira pessoa. Quando há a troca de narrador, facilmente conseguimos notar a diferença e penetrar na alma dele. O livro acaba com um delicioso gostinho de quero mais. Rezo ardentemente para que a Editora Novo Século coloque logo à nossa disposição a continuidade da história de Laura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário